terça-feira, 13 de novembro de 2012

"A Roda das Rimas!"

A atividade que hoje propus ao grupo com quem estou em estágio foi sobre rimas. Para introduzir, explorámos a seguinte lengalenga:


“O que está na varanda?
Uma fita de ganga
O que está na panela?
Uma fita amarela
O que está no poço?
Uma casca de tremoço
O que está no telhado?
Um gato malhado
O que está na chaminé?
Uma caixa de rapé
O que está na rua?
Uma espada nua
O que está atrás da porta
Uma vara torta
O que está no ninho?
Um passarinho
Deixa-o no morno
Dá-lhe pãozinho.”

Depois de as crianças se apropriarem do significado das rimas (que também já tinha vindo a ser trabalhado com a educadora  anteriormente), foi realizado um jogo.

Material:
  • Uma lengalenga;
  • Uma bola.
Objetivos:
  • Desenvolver a consciência fonológica;
  • Desenvolver a noção de rima;
  • Ter noção das semelhanças e diferenças entre os sons das palavras;
  • Descobrir e criar uma rima com o fonema final da frase dita pela primeira criança.


Descrição:

  1. Consiste em passar uma bola pelo grupo, sendo que, quem tiver a bola nas mãos, terá de dizer uma palavra que rime com o fonema final da palavra dita em primeiro lugar, passando de seguida, a bola para outro colega. O adulto pode começar por dizer: “Vamos fingir que vamos às compras! Bem, eu comprei um pão! ” (atira a bola para a criança que tem do seu lado esquerdo, por exemplo.) “Maria, o que é que compraste?”. É suposto que cada criança diga uma palavra que rime com a primeira palavra dita. (Exemplos de palavras com a mesma terminação: Pão; Melão; Jarrão; Cão; Avião; Pião; Etc). 
  2. Quando a última criança da roda disser aquilo que comprou, volta ao início de uma nova ronda com uma palavra que tenha uma terminação diferente.
No meu caso, não foi possível realizar a segunda ronda do jogo, por falta de motivação e concentração das crianças. Enquanto uma criança pensava na palavra que iria dizer, o resto já não estava a tomar atenção ao que era pedido, ou seja, não deviam ter existido momentos mortos durante o jogo e devia tê-lo explorado de outra forma.

Contudo, ainda me encontro em fase de experimentação e aprendizagem, o que me faz ter uma atitude mais reflexiva e crítica sobre o trabalho desenvolvido, pois é com os erros que nós aprendemos.

Nota: Esta proposta de atividade foi adaptada de outra proposta de planificação realizada por mim e por outras duas colegas de curso, uma delas, colaboradora deste blog! :)

Beijinhos
Joana




1 comentário: