sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Biblioteca Digital

Olá! 

Quero apresentar-vos uma ferramenta muito interessante e de grande relevância para todos os ciclos de Educação/Ensino.

A Biblioteca Digital.

Este é um espaço de interação não só entre pessoas, mas também entre o livro e a tecnologia. É importante ter noção da necessidade de explorar todos os recursos que hoje existem para o bem das crianças, para que elas tenham a oportunidade de conhecer e explorar um mundo de capacidades e descobertas que lhes vai oferecer um leque de informações e ferramentas que vão ser-lhes úteis no futuro, ou até mesmo no presente.

Na Biblioteca Digital é possível criar uma conta (para adultos e crianças) e aceder a uma quantidade de livros on-line. É possivel aceder aos livros sem ter uma conta de utilizador, mas para ter acesso a todo o mundo da Biblioteca Digital aconselho a criação da conta, uma vez que existe uma ferramenta de interesse enorme que só pode ser utilizada com a conta. E para quem tiver uma conta é possível criar um perfil e um espaço dos "meus livros".

Essa ferramenta é "Os Livros da Malta". Os livros da malta dá às crianças a oportunidade de continuar as histórias dos livros disponíveis. No final de cada livro, está uma página onde pergunta se o utilizador quer continuar a história. Tal ferramenta é poderosíssimas para as crianças, pois não só estimula o desenvolvimento da escrita e da narrativa, como dá  a oportunidade da criação de algo,  de uma história e de perceber a importância da criação de histórias: o ser escritor. 

Os livros estão agrupados por faixas etárias e correspondem ao suposto nível de leitura dessas faixas etárias. A meu ver todos os livros, ou partes deles, podem ser trabalhados com qualquer faixa etária, dependendo do objetivo e da forma como a história é abordada. 

Podem encontrar aqui o link. 
Desfrutem desta ferramenta e apresentem-na às vossas crianças/jovens! 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário