Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades: Educação Pré-Escolar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades: Educação Pré-Escolar. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O que oferecer no Dia do Pai? - Propostas para o Pré-Escolar

Algumas sugestões de prendas para oferecer no Dia do Pai:
 
(Fotos retiradas da Internet)
Postal Gravata
 
Porta-chaves com material reciclado
 
Diploma
 
Gravatas decoradas
 
Beijinhos
Joana
 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sugestões: Atividades sobre a Páscoa para o Pré-Escolar

O 2º Período já vai a meio e as férias da Páscoa estão quase a chegar. É sempre produtivo e interessante aproveitar estas alturas festivas para introduzir novos conteúdos ou explorar outros que já se iniciaram.
 
Deixo aqui algumas sugestões que encontrei na Internet e que me pareceram muito interessantes do ponto de vista das Áreas de Conteúdo previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE):
 
Coelhinhos da Páscoa (Expressão Plástica)
 
 
Ficha (Domínio da Matemática: Pequeno, Médio e Grande. Maior ou Menor)
 
 
Canção (Linguagem Oral: Rimas; Explorar a consciência fonológica; Expressão Musical)
 
Proposta (Expressão Plástica: Pintar, preencher com tecido, algodão e/ou outros materiais)
 
 
 
Canção (Linguagem Oral: Rimas; Explorar a consciência fonológica; Expressão Musical)
 
*
 
Brevemente irei iniciar um novo período de estágio, desta vez em 1º Ciclo, mais precisamente, numa turma de 1º ano de escolaridade. Aguardem novidades!
 
Beijinhos
Joana

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Festejando o Dia de Reis

Hoje foi dia de todos os meninos e meninas da Sala 2 fazerem as suas coroas de Reis. Eles adoraram!
Também ficaram a conhecer a história (lenda) do Bolo Rei. Confesso que eu também desconhecia...

Entretanto aqui fica uma sugestão que encontrei na Internet para trabalhar este dia.


Beijinhos
Joana

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

História do Pinheiro de Natal

Ainda antes do Natal, contei esta espécie de lenda ao grupo com quem estou a estagiar. Depois pedi-lhes que fizessem o reconto da história e... não é que correu bem? :)

Depois venho postar fotografias do livrinho criado com o reconto deles e as respetivas ilustrações! :)

*

Quando o menino Jesus nasceu, todas as pessoas ficaram contentes. Por isso, Ele recebeu muitas visitas e todas as pessoas Lhe trouxeram presentes.

Perto do estábulo, onde estava Jesus num berço de palha, existiam três árvores diferentes: uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro.

Ao verem tanta gente a passar com presentes para oferecer, as três árvores quiseram também dar alguma coisa ao menino Jesus. Então a palmeira disse: - Eu vou dar a minha folha maior e mais bela, para que a mãe possa abanar o seu bebé com ela!

Depois, foi a vez da oliveira ter uma ideia: - Eu vou apertar bem as minhas azeitonas e fazer azeite, para que a mãe possa esfregar e amaciar a pele do menino!

Já o pinheiro, coitadinho, não sabia o que havia de dar. Não tinha nada… só pinhas e agulhas que até podiam picar e magoar o Menino!

Um anjinho, que por ali andava a passear, ouviu a conversa e teve pena do pobre pinheirinho, tão triste que estava porque nada tinha para dar ao Menino Jesus! Olhou para o céu, viu as estrelas a brilhar e teve uma ideia: fez uma magia para haver uma chuva de estrelas brilhantes e, todas elas, caíram em cima dos ramos do pinheirinho que ficou tão admirado como contente. Estava mais bonito do que nunca!

Na caminha de palha, os olhinhos do Menino Jesus brilharam, ao ver aquela árvore tão bonita e iluminada! O anjinho também ficou muito feliz, porque tinha feito uma boa ação.

É por isso que, ainda hoje, em toda a parte do mundo, há pessoas que decoram em casa a sua árvore de Natal!

Adaptado de http://www.slideboom.com/presentations/116001/Hist%C3%B3ria-da-%C3%81rvore-de-Natal




Beijinhos
Joana

sábado, 8 de dezembro de 2012

Conhecimento do Mundo e Formação Pessoal e Social - Preenchimento de um Bilhete de Identidade

Depois de nos termos medido e pesado (Ver aqui o post) procedemos ao preenchimento do nosso Bilhete de Identidade. Alguns precisaram de ajuda para escrever, outros quiseram escrever sozinhos, mas não faz mal!



Beijinhos
Joana


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Matemática: Medições e Gráfico de Pontos

Hoje foi a primeira parte de uma série de atividades que planeei para poder trabalhar as diferentes áreas referidas nas Orientações Curriculares.

Com a minha ajuda, as crianças tiveram a medir as suas alturas bem como a registá-las no papel cenário colocado numa das paredes da sala. Tiveram também oportunidade de se pesar numa balança. E não é que eles gostaram da experiência? 

Eis o resultado dos registos das medições das alturas. Amanhã será feita uma análise/conversa em grande grupo sobre o "gráfico" representado.


Num momento de brincadeira livre, eis que descubro uma menina a desenhar... ao colocar a questão sobre o que era o desenho, ela respondeu que "são as alturas dos meninos!". É tão bom quando as aprendizagens são remetidas para as brincadeiras e ocorrem produções espontâneas como esta! :)


Amanhã há mais! Vamos continuar a falar sobre a identidade e proceder ao preenchimento de um Bilhete de Identidade (onde irão entrar estas medições).

Beijinhos
Joana

Sugestão: Expressão Plástica no Natal

Sugestões para trabalhar a Expressão Plástica no Natal.




Beijinhos
Joana

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

sábado, 1 de dezembro de 2012

A importância da leitura

Olá a todos!

Os profissionais de Educação devem ter sempre em mente a importância da leitura na vida das crianças e nas suas próprias vidas.

Esta é uma imagem que muito diz sobre este assunto:


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Biblioteca Digital

Olá! 

Quero apresentar-vos uma ferramenta muito interessante e de grande relevância para todos os ciclos de Educação/Ensino.

A Biblioteca Digital.

Este é um espaço de interação não só entre pessoas, mas também entre o livro e a tecnologia. É importante ter noção da necessidade de explorar todos os recursos que hoje existem para o bem das crianças, para que elas tenham a oportunidade de conhecer e explorar um mundo de capacidades e descobertas que lhes vai oferecer um leque de informações e ferramentas que vão ser-lhes úteis no futuro, ou até mesmo no presente.

Na Biblioteca Digital é possível criar uma conta (para adultos e crianças) e aceder a uma quantidade de livros on-line. É possivel aceder aos livros sem ter uma conta de utilizador, mas para ter acesso a todo o mundo da Biblioteca Digital aconselho a criação da conta, uma vez que existe uma ferramenta de interesse enorme que só pode ser utilizada com a conta. E para quem tiver uma conta é possível criar um perfil e um espaço dos "meus livros".

Essa ferramenta é "Os Livros da Malta". Os livros da malta dá às crianças a oportunidade de continuar as histórias dos livros disponíveis. No final de cada livro, está uma página onde pergunta se o utilizador quer continuar a história. Tal ferramenta é poderosíssimas para as crianças, pois não só estimula o desenvolvimento da escrita e da narrativa, como dá  a oportunidade da criação de algo,  de uma história e de perceber a importância da criação de histórias: o ser escritor. 

Os livros estão agrupados por faixas etárias e correspondem ao suposto nível de leitura dessas faixas etárias. A meu ver todos os livros, ou partes deles, podem ser trabalhados com qualquer faixa etária, dependendo do objetivo e da forma como a história é abordada. 

Podem encontrar aqui o link. 
Desfrutem desta ferramenta e apresentem-na às vossas crianças/jovens! 
 

Sugestões Literárias para a Educação de Infância

Aqui ficam algumas boas leituras para quem está na área de Educação, nomeadamente, a Educação de Infância. Todos estes livros são referências, não só, para estudantes, como para profissionais que já se encontrem na área.

Boas leituras! :)











Beijinhos
Joana

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Músicas Tradicionais Portuguesas

Hoje a manhã foi passada com músicas tradicionais portuguesas. Ficam aqui algumas bem engraçadas e que todos nos lembramos um pouco.






Temos de aproveitar estas novas possibilidades para ensinar as músicas " de antigamente" às nossas crianças!

Beijinhos
Joana Cruz