sábado, 13 de abril de 2013

Estágio em 1º Ciclo - Terceira Semana

Esta semana foi bem mais produtiva e bem mais divertida. Apesar de não conseguirmos fazer tudo aquilo que planificámos (pois ainda estamos a aprender a gerir o tempo e a conhecer os ritmos dos alunos da turma), consideramos que estamos num bom caminho e isso é bastante motivador.

O que fizemos esta semana:

Segunda-Feira:
- Trabalho de texto a partir de uma produção de um aluno, no âmbito do seu Diário de Férias apresentado na semana anterior;
- Medimo-nos com os palmos das nossas mãos, uma forma divertida de introduzir o tema das medições.

Terça-Feira:
- Construção de um mapa de Portugal continental e preenchimento do mesmo, localizando e registando os locais onde os alunos foram nas férias da Páscoa;
- Continuação da abordagem às unidades de medida (metro, decímetro e centímetro) com a construção, em papel, do metro. 

Quarta-Feira:
- Construção de uma tabela com as alturas reais dos alunos da turma, após se terem todos medido com o seu novo instrumento de medição.
- Início da leitura diária do livro "A Menina do Mar".

Beijinhos
Joana

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Estágio em 1º Ciclo - Segunda Semana

Após as férias da Páscoa, eu e a minha colega voltamos à escola onde estamos a estagiar. Desta vez, não para observar, mas sim para intervir, ou seja, dar as aulas.

Em primeiro lugar, foi necessário planificar com antecedência aquilo que iriamos fazer. Para tal, fizemos uma reunião com a educadora cooperante de modo a entender os planos dela para aquela turma, ou melhor, aquilo que já foi lecionado e o que ainda está por lecionar.

Como o estágio apenas se realiza 3 dias por semana (2ª, 3ª e 4ª Feira, sendo que na 5ª e na 6ª estou em aulas na faculdade), são apenas esses dias que necessitamos de planear e intervir. Contudo, 2ª Feira ainda era considerada interrupção letiva, pelo que nos restou a 3ª e a 4ª.

O que fizemos:

3ª Feira:
- Analisámos a reta do mês de Março;
- Completámos uma tabela com os dias úteis, fins de semana, feriados, férias e aniversários relativos a esse mês;
- Construímos um gráfico de barras para ilustrar melhor os dados recolhidos;
- Elaborámos um texto, em conjunto, a partir desses mesmos dados.

4ª Feira:
- Os alunos apresentaram produções (os seus diários de férias (trabalho de férias)). Um dos alunos descreveu ao pormenor a sua viagem e visita ao Norte do país.
- A partir desta apresentação, analisámos o mapa de Portugal Continental para descobrir mais coisas acerca da região;
- Corrigimos o trabalho de férias dos alunos do 1º ano: juntar sílabas, descobrir palavras novas, ilustrá-las e construir frases com essas palavras.
- Com o 2º ano foi elaborada uma ficha com algumas questões matemáticas acerca do mês de março (com base no texto construído no dia anterior)

Beijinhos
Joana

sábado, 16 de março de 2013

Estágio em 1º Ciclo - Primeira Semana

Esta semana foram os primeiros dias do meu período de estágio em 1º Ciclo. Estou numa turma de 1º e 2º ano de escolaridade, numa escola pequena e pacata, com um ambiente bastante familiar.
 
Estou muito satisfeita com esta primeira semana pois tenho vindo a adquirir novos conhecimentos, nomeadamente, no âmbito do modelo pedagógico no qual a minha professora cooperante tem como referência: o Movimento da Escola Moderna (MEM).
 
Nas aulas teóricas da faculdade, foram várias as vezes que abordámos este modelo, mas nunca o tinha experienciado nem observado na prática, daí este meu entusiasmo, porque estou a identificar-me bastante!
 
Depois da interrupção letiva da Páscoa, eu e a minha parceira de estágio regressamos, desta vez, para fazer intervenções nas quais iremos começar a planificar esta semana.
 
Principais ideias observadas esta semana:
 
- Distribuição de tarefas na Segunda-Feira de manhã: Presidente, Secretários, Cadernos, Materiais, Ficheiros, Registo do Tempo, etc.
 
- Apresentações de produções dos alunos: todas as manhãs os alunos apresentam algo à turma, desde pequenas produções escritas, à leitura de textos, passando também por algum objeto interessante que tragam de casa. A partir destas produções, por vezes, é possível remeter para alguns conteúdos programáticos de uma determinada área disciplinar ou, simplesmente, que seja importante do ponto de vista da formação cívica, etc.
 
- Aprendizagem da leitura e da escrita através de um método globalizante: a professora parte de textos produzidos, oralmente, pelas crianças, para os "desmontar" em bocadinhos (texto - frase - palavra - sílaba - letra).
 
- Cooperação entre alunos: os alunos do 2º ano ajudam os alunos de 1º ano em várias tarefas. Por vezes, a professora cooperante sugere a resolução de propostas de trabalho a pares.
 
Continuem a seguir!
 
 
Beijinhos
Joana
 
 
 
 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Desenhos Animados na sala de aula: "A Carrinha Mágica"

Numa das cadeiras direcionadas para a vertente de contexto de estágio, foi-nos proposto, em grupo, elaborar um conjunto de tarefas (pelo menos uma para cada disciplina do 1º Ciclo, incluindo as Expressões Dramática, Plástica, Físico-Motora e Musical) com base num tema. O tema escolhido pelo grupo com quem trabalhei foi os desenhos animados, sendo que escolhemos "A Carrinha Mágica", bem da nossa geração!
 
Escolhemos estes desenhos animados pois considerámos que são ricos do ponto de vista pedagógico e dos conteúdos que lá são abordados, que se enquadram, perfeitamente, nos conteúdos das áreas disciplinares do 1º Ciclo.
 
Como o nosso próximo estágio (que começa já dia 11 de Março) será numa turma de 1º ano de escolaridade, decidimos que seria ideal planificar as nossas propostas de tarefas tendo em conta este nível.
 
Conversas, debates, jogos, exposições orais, entre outras atividades, são possíveis de realizar. Basta um pouco de imaginação e, claro, não esquecer os objetivos do Programa de cada disciplina, bem como das Metas Curriculares.
 
Não irei partilhar aqui a planificação que elaborámos, pois não me pertence apenas a mim, mas sim a um grupo de 6 elementos.

Alguns episódios desta série de desenhos animados estão disponíveis no Youtube!

Portanto, aqui fica a sugestão!



Beijinhos
Joana

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

"A Maior Flôr do Mundo" de José Saramago (Sugestão para 1º Ciclo)


Uma bela história/vídeo para trabalhar a Língua Portuguesa, tendo como ponto de partida um conto de uma grande referência da literatura, José Saramago.

(Clica para folheares o livro)

Beijinhos
Joana



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O que oferecer no Dia do Pai? - Propostas para o Pré-Escolar

Algumas sugestões de prendas para oferecer no Dia do Pai:
 
(Fotos retiradas da Internet)
Postal Gravata
 
Porta-chaves com material reciclado
 
Diploma
 
Gravatas decoradas
 
Beijinhos
Joana
 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sugestões: Atividades sobre a Páscoa para o Pré-Escolar

O 2º Período já vai a meio e as férias da Páscoa estão quase a chegar. É sempre produtivo e interessante aproveitar estas alturas festivas para introduzir novos conteúdos ou explorar outros que já se iniciaram.
 
Deixo aqui algumas sugestões que encontrei na Internet e que me pareceram muito interessantes do ponto de vista das Áreas de Conteúdo previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE):
 
Coelhinhos da Páscoa (Expressão Plástica)
 
 
Ficha (Domínio da Matemática: Pequeno, Médio e Grande. Maior ou Menor)
 
 
Canção (Linguagem Oral: Rimas; Explorar a consciência fonológica; Expressão Musical)
 
Proposta (Expressão Plástica: Pintar, preencher com tecido, algodão e/ou outros materiais)
 
 
 
Canção (Linguagem Oral: Rimas; Explorar a consciência fonológica; Expressão Musical)
 
*
 
Brevemente irei iniciar um novo período de estágio, desta vez em 1º Ciclo, mais precisamente, numa turma de 1º ano de escolaridade. Aguardem novidades!
 
Beijinhos
Joana

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

"A Criança tem cem..."


"A criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a criança por sua vez repete: os cem existem!"


Loris Malaguzzi (1996)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Festejando o Dia de Reis

Hoje foi dia de todos os meninos e meninas da Sala 2 fazerem as suas coroas de Reis. Eles adoraram!
Também ficaram a conhecer a história (lenda) do Bolo Rei. Confesso que eu também desconhecia...

Entretanto aqui fica uma sugestão que encontrei na Internet para trabalhar este dia.


Beijinhos
Joana

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

História do Pinheiro de Natal

Ainda antes do Natal, contei esta espécie de lenda ao grupo com quem estou a estagiar. Depois pedi-lhes que fizessem o reconto da história e... não é que correu bem? :)

Depois venho postar fotografias do livrinho criado com o reconto deles e as respetivas ilustrações! :)

*

Quando o menino Jesus nasceu, todas as pessoas ficaram contentes. Por isso, Ele recebeu muitas visitas e todas as pessoas Lhe trouxeram presentes.

Perto do estábulo, onde estava Jesus num berço de palha, existiam três árvores diferentes: uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro.

Ao verem tanta gente a passar com presentes para oferecer, as três árvores quiseram também dar alguma coisa ao menino Jesus. Então a palmeira disse: - Eu vou dar a minha folha maior e mais bela, para que a mãe possa abanar o seu bebé com ela!

Depois, foi a vez da oliveira ter uma ideia: - Eu vou apertar bem as minhas azeitonas e fazer azeite, para que a mãe possa esfregar e amaciar a pele do menino!

Já o pinheiro, coitadinho, não sabia o que havia de dar. Não tinha nada… só pinhas e agulhas que até podiam picar e magoar o Menino!

Um anjinho, que por ali andava a passear, ouviu a conversa e teve pena do pobre pinheirinho, tão triste que estava porque nada tinha para dar ao Menino Jesus! Olhou para o céu, viu as estrelas a brilhar e teve uma ideia: fez uma magia para haver uma chuva de estrelas brilhantes e, todas elas, caíram em cima dos ramos do pinheirinho que ficou tão admirado como contente. Estava mais bonito do que nunca!

Na caminha de palha, os olhinhos do Menino Jesus brilharam, ao ver aquela árvore tão bonita e iluminada! O anjinho também ficou muito feliz, porque tinha feito uma boa ação.

É por isso que, ainda hoje, em toda a parte do mundo, há pessoas que decoram em casa a sua árvore de Natal!

Adaptado de http://www.slideboom.com/presentations/116001/Hist%C3%B3ria-da-%C3%81rvore-de-Natal




Beijinhos
Joana

sábado, 8 de dezembro de 2012

Conhecimento do Mundo e Formação Pessoal e Social - Preenchimento de um Bilhete de Identidade

Depois de nos termos medido e pesado (Ver aqui o post) procedemos ao preenchimento do nosso Bilhete de Identidade. Alguns precisaram de ajuda para escrever, outros quiseram escrever sozinhos, mas não faz mal!



Beijinhos
Joana


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Matemática: Medições e Gráfico de Pontos

Hoje foi a primeira parte de uma série de atividades que planeei para poder trabalhar as diferentes áreas referidas nas Orientações Curriculares.

Com a minha ajuda, as crianças tiveram a medir as suas alturas bem como a registá-las no papel cenário colocado numa das paredes da sala. Tiveram também oportunidade de se pesar numa balança. E não é que eles gostaram da experiência? 

Eis o resultado dos registos das medições das alturas. Amanhã será feita uma análise/conversa em grande grupo sobre o "gráfico" representado.


Num momento de brincadeira livre, eis que descubro uma menina a desenhar... ao colocar a questão sobre o que era o desenho, ela respondeu que "são as alturas dos meninos!". É tão bom quando as aprendizagens são remetidas para as brincadeiras e ocorrem produções espontâneas como esta! :)


Amanhã há mais! Vamos continuar a falar sobre a identidade e proceder ao preenchimento de um Bilhete de Identidade (onde irão entrar estas medições).

Beijinhos
Joana

Sugestão: Expressão Plástica no Natal

Sugestões para trabalhar a Expressão Plástica no Natal.




Beijinhos
Joana

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

sábado, 1 de dezembro de 2012

A importância da leitura

Olá a todos!

Os profissionais de Educação devem ter sempre em mente a importância da leitura na vida das crianças e nas suas próprias vidas.

Esta é uma imagem que muito diz sobre este assunto:


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Biblioteca Digital

Olá! 

Quero apresentar-vos uma ferramenta muito interessante e de grande relevância para todos os ciclos de Educação/Ensino.

A Biblioteca Digital.

Este é um espaço de interação não só entre pessoas, mas também entre o livro e a tecnologia. É importante ter noção da necessidade de explorar todos os recursos que hoje existem para o bem das crianças, para que elas tenham a oportunidade de conhecer e explorar um mundo de capacidades e descobertas que lhes vai oferecer um leque de informações e ferramentas que vão ser-lhes úteis no futuro, ou até mesmo no presente.

Na Biblioteca Digital é possível criar uma conta (para adultos e crianças) e aceder a uma quantidade de livros on-line. É possivel aceder aos livros sem ter uma conta de utilizador, mas para ter acesso a todo o mundo da Biblioteca Digital aconselho a criação da conta, uma vez que existe uma ferramenta de interesse enorme que só pode ser utilizada com a conta. E para quem tiver uma conta é possível criar um perfil e um espaço dos "meus livros".

Essa ferramenta é "Os Livros da Malta". Os livros da malta dá às crianças a oportunidade de continuar as histórias dos livros disponíveis. No final de cada livro, está uma página onde pergunta se o utilizador quer continuar a história. Tal ferramenta é poderosíssimas para as crianças, pois não só estimula o desenvolvimento da escrita e da narrativa, como dá  a oportunidade da criação de algo,  de uma história e de perceber a importância da criação de histórias: o ser escritor. 

Os livros estão agrupados por faixas etárias e correspondem ao suposto nível de leitura dessas faixas etárias. A meu ver todos os livros, ou partes deles, podem ser trabalhados com qualquer faixa etária, dependendo do objetivo e da forma como a história é abordada. 

Podem encontrar aqui o link. 
Desfrutem desta ferramenta e apresentem-na às vossas crianças/jovens! 
 

Sugestões Literárias para a Educação de Infância

Aqui ficam algumas boas leituras para quem está na área de Educação, nomeadamente, a Educação de Infância. Todos estes livros são referências, não só, para estudantes, como para profissionais que já se encontrem na área.

Boas leituras! :)











Beijinhos
Joana

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Músicas Tradicionais Portuguesas

Hoje a manhã foi passada com músicas tradicionais portuguesas. Ficam aqui algumas bem engraçadas e que todos nos lembramos um pouco.






Temos de aproveitar estas novas possibilidades para ensinar as músicas " de antigamente" às nossas crianças!

Beijinhos
Joana Cruz