quinta-feira, 4 de abril de 2013

Estágio em 1º Ciclo - Segunda Semana

Após as férias da Páscoa, eu e a minha colega voltamos à escola onde estamos a estagiar. Desta vez, não para observar, mas sim para intervir, ou seja, dar as aulas.

Em primeiro lugar, foi necessário planificar com antecedência aquilo que iriamos fazer. Para tal, fizemos uma reunião com a educadora cooperante de modo a entender os planos dela para aquela turma, ou melhor, aquilo que já foi lecionado e o que ainda está por lecionar.

Como o estágio apenas se realiza 3 dias por semana (2ª, 3ª e 4ª Feira, sendo que na 5ª e na 6ª estou em aulas na faculdade), são apenas esses dias que necessitamos de planear e intervir. Contudo, 2ª Feira ainda era considerada interrupção letiva, pelo que nos restou a 3ª e a 4ª.

O que fizemos:

3ª Feira:
- Analisámos a reta do mês de Março;
- Completámos uma tabela com os dias úteis, fins de semana, feriados, férias e aniversários relativos a esse mês;
- Construímos um gráfico de barras para ilustrar melhor os dados recolhidos;
- Elaborámos um texto, em conjunto, a partir desses mesmos dados.

4ª Feira:
- Os alunos apresentaram produções (os seus diários de férias (trabalho de férias)). Um dos alunos descreveu ao pormenor a sua viagem e visita ao Norte do país.
- A partir desta apresentação, analisámos o mapa de Portugal Continental para descobrir mais coisas acerca da região;
- Corrigimos o trabalho de férias dos alunos do 1º ano: juntar sílabas, descobrir palavras novas, ilustrá-las e construir frases com essas palavras.
- Com o 2º ano foi elaborada uma ficha com algumas questões matemáticas acerca do mês de março (com base no texto construído no dia anterior)

Beijinhos
Joana

Sem comentários:

Enviar um comentário