sábado, 16 de março de 2013

Estágio em 1º Ciclo - Primeira Semana

Esta semana foram os primeiros dias do meu período de estágio em 1º Ciclo. Estou numa turma de 1º e 2º ano de escolaridade, numa escola pequena e pacata, com um ambiente bastante familiar.
 
Estou muito satisfeita com esta primeira semana pois tenho vindo a adquirir novos conhecimentos, nomeadamente, no âmbito do modelo pedagógico no qual a minha professora cooperante tem como referência: o Movimento da Escola Moderna (MEM).
 
Nas aulas teóricas da faculdade, foram várias as vezes que abordámos este modelo, mas nunca o tinha experienciado nem observado na prática, daí este meu entusiasmo, porque estou a identificar-me bastante!
 
Depois da interrupção letiva da Páscoa, eu e a minha parceira de estágio regressamos, desta vez, para fazer intervenções nas quais iremos começar a planificar esta semana.
 
Principais ideias observadas esta semana:
 
- Distribuição de tarefas na Segunda-Feira de manhã: Presidente, Secretários, Cadernos, Materiais, Ficheiros, Registo do Tempo, etc.
 
- Apresentações de produções dos alunos: todas as manhãs os alunos apresentam algo à turma, desde pequenas produções escritas, à leitura de textos, passando também por algum objeto interessante que tragam de casa. A partir destas produções, por vezes, é possível remeter para alguns conteúdos programáticos de uma determinada área disciplinar ou, simplesmente, que seja importante do ponto de vista da formação cívica, etc.
 
- Aprendizagem da leitura e da escrita através de um método globalizante: a professora parte de textos produzidos, oralmente, pelas crianças, para os "desmontar" em bocadinhos (texto - frase - palavra - sílaba - letra).
 
- Cooperação entre alunos: os alunos do 2º ano ajudam os alunos de 1º ano em várias tarefas. Por vezes, a professora cooperante sugere a resolução de propostas de trabalho a pares.
 
Continuem a seguir!
 
 
Beijinhos
Joana
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário