quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Desenhos Animados na sala de aula: "A Carrinha Mágica"

Numa das cadeiras direcionadas para a vertente de contexto de estágio, foi-nos proposto, em grupo, elaborar um conjunto de tarefas (pelo menos uma para cada disciplina do 1º Ciclo, incluindo as Expressões Dramática, Plástica, Físico-Motora e Musical) com base num tema. O tema escolhido pelo grupo com quem trabalhei foi os desenhos animados, sendo que escolhemos "A Carrinha Mágica", bem da nossa geração!
 
Escolhemos estes desenhos animados pois considerámos que são ricos do ponto de vista pedagógico e dos conteúdos que lá são abordados, que se enquadram, perfeitamente, nos conteúdos das áreas disciplinares do 1º Ciclo.
 
Como o nosso próximo estágio (que começa já dia 11 de Março) será numa turma de 1º ano de escolaridade, decidimos que seria ideal planificar as nossas propostas de tarefas tendo em conta este nível.
 
Conversas, debates, jogos, exposições orais, entre outras atividades, são possíveis de realizar. Basta um pouco de imaginação e, claro, não esquecer os objetivos do Programa de cada disciplina, bem como das Metas Curriculares.
 
Não irei partilhar aqui a planificação que elaborámos, pois não me pertence apenas a mim, mas sim a um grupo de 6 elementos.

Alguns episódios desta série de desenhos animados estão disponíveis no Youtube!

Portanto, aqui fica a sugestão!



Beijinhos
Joana

1 comentário:

  1. Adorei a escolha do tema =) Um desenho muito engraçado e educativo. Certamente que elaboraram uma excelente e diversificada planificação.
    Boa sorte para o estágio.

    Fico à espera de mais novidades =D

    Beijos

    ResponderEliminar